sábado, 6 de fevereiro de 2010

Google mostra protótipo de tablet.


A Apple fez muito barulho com o iPad, seu tão esperado e aguardado tablet. Quem pretende também entrar nesse mercado é o Google, com um concorrente para o iPad.

O aparelho faz parte do projeto Chromium, que já elaborou o navegador Chrome e o sistema operacional Chrome. Foi por lá que surgiram fotos e um vídeo com o protótipo. E um dos pontos que chamam a atenção: o tablet será multitarefa, ou seja, uma vantagem em relação iPad.

Outro ponto a ser considerado é que é apenas um protótipo, e o Google ainda estuda diversas formas de interface com o usuário. O Google estaria desenvolvendo uma versão do Chrome OS específica para o tablet, o que o tornaria mais eficiente - uma característica da Apple.

Symbian agora é open source!


Hoje em dia, a disponibilidade e variedade de aplicativos é um dos principais pontos analisados pelo consumidor na hora de comprar um smartphone, até mais do que a resolução da câmera, ou tamanho da tela.

A facilidade de desenvolvimento de novos aplicativos e melhorias do sistema operacional, são os pincipais benefícios que o os sistemas open source podem oferecer aos fabricantes de celular. A plataforma Symbian, que por 10 anos foi proprietária, passa agora a ser disponibilizada como uma aplicação totalmente open source.

A idéia é se diferenciar de seus concorrentes. O Android, por exemplo, permite acesso a apenas uma parte de seu código. Somente um terço do código do Android é aberto, todo o resto é fechado e de caráter proprietário.

Lee Williams, diretor executivo da Symbian Foundation, nega que a medida tenha sido tomada com objetivos de marketing. "As ideias que estamos implementando surgiram cerca de 12 ou 18 meses antes do Android e do lançamento do iPhone", disse ele em entevista à BBC News.

O verdadeiro "iTablet".


Será que a Apple não gostaria de ter chamado seu tablet de iTablet ao invés de iPad? Nunca saberemos... a questão é que o nome iTablet já está registrado pela X2 a algum tempo e inclusive eles tem um produto com este nome, que por sinal parece ser bem razoável.

O iTablet roda Windows 7 (ainda bem, nada de OS de celular neste aqui), e é alimentado por um processador Intel de 1.6Ghz. Existem dois tamanhos do "brinquedo", um de 10.2 e outro de 12.1 polegadas, ambos possuem 250Gb de armazenamento, bluetooth e 3G.

Enquanto o iPad é um iPod Touch anabolizado, o iTablet é realmente um computador de verdade, com três USB`s, saida HDMI e câmera de 1.3 megapixels (nossa, engoliu o iPad com essas configurações hein?).

Disponível a partir de abril, o preço ainda não foi divulgado, mas acredita-se que custará mais ou menos o que custa o iPad top de linha. Na minha opinião o iTablet supera o iPad em hardware de longe, apesar de ser um pouco mais grosso (35mm, enquanto o iPad tem só 13.4mm de espessura), mas as USB`s, a saída HDMI e a câmera compensam. Basta saber se será tão rápido quanto o iPad...